quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Certo ou Fácil?[+reflexão]

Boa tarde.
Gostaria de compartilhar um pensamento com vocês.
Eu como Administrador acredito na decisão certa e na errada, mas como pessoa digo que na vida não há decisões erradas, você escolhe apenas entre fácil ou certo.
Mas o que seria o certo? A verdade absoluta? A verdade para a massa? A verdade para o que você acredita?
Pra mim o certo é algo bem próximo da justiça, algo imparcial, em que sua origem foi criada
no tempo no qual valores originais ainda existiam(honra e lealdade por exemplo).
Fácil para min é algo não imparcial, no qual você mostra seus interesses na decisão.
Fácil é quando você quebra a lei, acha uma brecha. Um exemplo do qual gosto muito de citar sobre fácil é o seguinte:
Imagine que você é o karate kid, e o mestre Miagui te passou uma tarefa. Existe 2 poços na fazenda dele, um com água e outro sem. Sua tarefa é a de pegar água de um poço e transfirir para o outro, infelizmente pelo fato do terreno ser montanhoso para chegar até o poço sem água você deve atravessar uma pequena montanha. Essa travessia leva 3h vamos supor. Mas na 3° viajem você descobre um tunel secreto que faz você atravessar a montanha em 1h e meia. É errado usar o tunel? Não, você ainda continuará enchendo o poço. Mas porque não usa-lo? Porque não seria o certo. Pois provavelmente ele te mandou fazer isso, pois essas travessias pela montanha lhe ensinará coisas importantes, ou não. Talvez ele saiba da existência do tunel e está te testando, pra saber se você é capaz de quebrar a regra que ele te passou. Quer saber se você, na vida, é capaz de quebrar uma regra e fazer algo fácil, em vez do que é certo.
Existe muitas pessoas que escolhem o fácil para não se prejudicar, ou para não prejudicar sua fámilia, como por exemplo muitos políticos que por pressão escolhem o tunel para fazer com que outro encha o poço rápidamente, caso contrário sua familia correrá perigo. Ou prever as metas do setor de vendas de um jeito bem conservador, pois quando você tem a previsão de algo mais alto, mais arriscado e não consegue, você se expõe e isso pode te levar a uma demissão.
Existem muitas pessoas que não são más, mas entram no tráfico pois é mais fácil do que seguir uma vida com um trabalho normal e suado.
E existem muitas decisões fáceis que não fazem nada demais, não fere ninguem, não faz mal. Mas você sabe, ai dentro, que não é certo.
Devo admitir que as vezes você deve fazer o fácil. Para ajudar alguém, salvar alguém. Fazer o bem. Como o médico que transferiu sangue para uma criança que caso não o recebesse resultaria na morte da mesma, o detalhe é que a religião da criança não permite transfusão de sangue. O médico não fez o certo, fez o fácil. Eu no lugar dele faria o mesmo, mas não está certo.
Nessas de certo e de fácil, muito está relacionado no que você acredita, talvez você não concorde com nada do que eu disse, talvez você usaria o tunel, talvez você deixaria a criança morrer. É algo que vai de você. Mas uma coisa é certa ,independentemente da decisão que você tenha a tomar, escolha aquela na qual seu coração acredita ser a melhor.
Eu sempre procuro fazer o que é certo, o imparcial. Já fiz muitas decisões fáceis.Mas nunca questionei uma decisão tomada pelo meu coração.

Tenho muito a falar sobre esse assunto, mas deixo aqui um pedaço.

deixo também um link de um bom jogo que te faz pensar
http://www.albinoblacksheep.com/games/bloxorz

Um comentário:

Giovanna disse...

muito legal o texto;
continue seguindo o coração :]

:*